Bougainvillea spectabilis Willd.

Conhecidas como “Primavera” essas plantas nativas são muito apreciadas no paisagismo.
Recebem outros nomes como três-marias, flor-de-papel, semprelustrosa, ceboleiro, espinho-de-santa-rita ou bouganvillea, de acordo com cada região do país.
De grande efeito ornamental, essas arvoretas apoiantes (que se encostam aos muros, cercas etc.) enfeitam parques, fazendas, residências com suas “flores” de cores variadas: pink, alaranjadas, avermelhadas, roxas, lilases, rosas claras.
Na verdade, a flor da primavera é aquela estrutura em forma de funil, de cor branca amarelada, no centro de “pétalas” coloridas, que não são pétalas e, sim, folhas modificadas chamadas brácteas.

As brácteas tem função na atração de pássaros, borboletas e outros polinizadores e ocorrem em muitas famílias botânicas, como na “coroa de cristo”, poinsétias (flor de Natal), entre tantas outras.
Então, esse conjunto formado pelas brácteas coloridas + a flor no centro constituem a unidade de atração, principalmente para os Lepidópteros (que são as borboletas e mariposas), seus polinizadores.

Saiba mais em:
Foschini, J.C. FORMAÇÃO DE UM BANCO ATIVO DE GERMOPLASMA, SELEÇÃO DE ACESSOS E PROPAGAÇÃO VEGETATIVA DE Bougainvillea. 2017. https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/9348/Jessica%20Foschini.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Deixe seu comentário. Obrigada.