Jacaranda mimosifolia D. Don (Bignoniaceae)

De acordo com estudiosos, essa espécie é nativa da Argentina, Bolívia e Paraguai.
Apesar do nome popular Jacarandá existem 49 diferentes espécies. Elas variam de altura, de 2m a 30 e se são utilizadas para o aproveitamento da madeira ou paisagismo.
No entanto, o estilo floral é muito parecido entre todas.
O Jacarandá mimoso floresce por toda a primavera e início do verão. As árvores são muito comuns nas cidades, devido a sua beleza.
Os frutos surgem no outono, são lenhosos, deiscentes (ou seja, que se abrem )e contêm numerosas e pequenas sementes aladas, típico da família Bignoniaceae.
As flores são grandes, em forma de trompetes, suavemente perfumadas, de coloração azul profundo ou arroxeada e arranjadas em inflorescências, com cerca de 57 flores cada uma. As flores se abrem durante o dia, o que chamamos na ecologia da polinização de flores diurnas.
É muito importante essa informação porque indica que o polinizador ou polinizadores estarão entre aqueles que procuram alimento nas flores durante o dia.
De 4 a 8 flores se abrem juntas, por inflorescência.
Diante disso, imagina o fast food para os polinizadores!!! e pilhadores, não vamos nos esquecer deles….

E quem poliniza essas belezas de flores?
Você já está ficando expert em polinização, não? Quer arriscar?

Muitos animais visitam o jacarandá mimoso. Entre eles as abelhas, vespas e aves são as mais frequentes.
A espécie é polinizada pelas grandes abelhas!
São elas: Mamangavas, abelhas carpinteiras e uma abelha também grande da espécie Eulaema nigrita, muito encontradas nas cidades, além das florestas, seu habitat natural, claro.

https://docs.ufpr.br/~rbg/page3.html

https://stricollections.org/portal/taxa/index.php?taxon=Eulaema%20nigrita

https://en.wikipedia.org/wiki/Carpenter_bee
Para o leigo, essas abelhas são todas pretas e grandes, é verdade. Mas para o pesquisador elas são bastante diferentes.
No entanto, juntas, elas promovem a reprodução da Jacaranda. E a planta, por sua vez, sustenta essas abelhas, tanto nas florestas como nas ruas, parques e jardins das cidades, em uma parceria maravilhosa.
Como é bom entender isso, não?
Saiba mais:
Alves, G.R. ; Peruchi, A.; Agostini, K. 2010. Polinização em área urbana: o estudo de caso de Jacarandá mimosifolia D. Don (Bignoniaceae). Bioikos, Campinas, 24(1): 31-41.