GRAVATÁ-AÇU / CAROATÁ-AÇU
Agave americana L. – AGAVACEAE

Agave americana é uma espécie que teve sua origem nas Antilhas e no México. É uma planta perene com folhas carnosas, suculentas. As folhas são dispostas na forma de roseta e tem espinhos nas bordas.
O pendão floral se forma no centro da roseta. É muito alto, chegando a 8 metros!


As flores são de coloração amarelo- esverdeadas. Produzem bastante néctar e pólen. Após a floração e maturação dos frutos a planta-mãe morre, sendo o seu lugar ocupado por novas plantinhas, mudas, que ao longo do tempo se desenvolveram na base.

Quem poliniza a Pita?
Sim. Agave americana é polinizada por morcegos. A espécie desses morcegos é a Leptonycteris nivalis, que significa morcego de nariz comprido. Seu status de conservação está em alerta, ou seja, suspeita-se que a espécie está ameaçada.
São morcegos de hábito migratório. Eles se alimentam de pólen e néctar da pita e outras plantas, como cactos, lambendo o néctar através de uma comprida língua (cerca de 7 centímetros). Ao fazerem isso contatam com os órgãos reprodutivos das flores, até porque levam muito pólen aderido nos seus pelos e, então, as polinizam.
Flores que são polinizadas por morcegos recebem o nome de quiropterófilas e à síndrome Quiropterofilia. Geralmente as flores se abrem a noite, são vistosas, robustas e têm grande quantidade de néctar e pólen.

Saiba mais
https://tpwd.texas.gov/huntwild/wild/species/mexlongnose/
https://www.nature.com/articles/s41598-019-50059-6.pdf?proof=true19