Psidium guajava L. ( FAMÍLIA MYRTACEAE)


Só de olhar essa imagem da goiaba já dá água na boca! Faz parte da nossa alimentação, da nossa infância, nossa culinária.
A palavra deriva do espanhol – guayaba.
A goiabeira (Psidium guajava L.) ocorre naturalmente na América Tropical e tem elevadíssimo valor na economia brasileira, tanto na indústria como no comércio de frutos in natura. É super rica em antioxidantes, vitaminas C (tem mais do que o limão e laranja), A e complexo B, além de sais mineirais, cobre, zinco, selênio e fósforo.

As flores apresentam características de polinização por abelhas. As pétalas são brancas, muitos estames. As flores são rasas, perfumadas, se abrem durante o dia.
Os polinizadores principais são as abelhas- de -mel, Apis mellifera e as abelhas nativas: a abelha- sem -ferrão Melipona subnitida e a mamangava Xylocopa frontalis. Dessas abelhas, a mais eficiente (a que poliniza mais flores e, consequentemente, aumenta a produção de frutos) é a A. mellifera.
Apis mellifera L. Abelha-de-mel


JANDAÍRA, abelha-sem-ferrão. Melipona subnitida


Mamangava Xylocopa frontalis


SAIBA MAIS
- ALVES, J.E. & FREITAS, B.M. 2006. Comportamento de pastejo e eficiência de polinização de cinco espécies de abelhas em flores de goiabeira (Psidium guajava L.). Revista Ciência Agronômica, 37, (2): 216-220. https://www.redalyc.org/pdf/1953/195320521017.pdf
2. http://www.labea.ufba.br/polinfrut/produtos/biologia_floral_reprodutiva_goiabeira.pdf