PITANGA

Eugenia uniflora L. (Família MYRTACEAE)

fonte: http://denisegomesludwig.blogspot.com/2015/06/28-de-junho-pitangueira-pitanga-fruta.html

As pitangas são da espécie Eugenia uniflora L. e pertencem à família botânica Myrtaceae. Essa família abriga centenas de espécies, nativas do Brasil e aparecem naturalmente em muitos biomas, como cerrado, mata atlântica, restinga e matas mesófilas de interior. As pitangas também são presenças constantes em áreas cultivadas, parques, jardins e nos quintais de casas nas cidades.

As flores da pitanga são pequenas, hermafroditas, brancas, com muitas anteras. São conhecidas como “flores-pólen” porque o pólen é a única recompensa floral oferecida ao polinizador

fonte: http://denisegomesludwig.blogspot.com/2015/06/28-de-junho-pitangueira-pitanga-fruta.html

A época de floração é anual, massiva, sempre entre os meses de agosto a outubro, com a frutificação acontecendo entre setembro a novembro. As flores se abrem no período diurno e duram um único dia. São visitadas por grande variedade de insetos, como abelhas, moscas, besouros e até por formigas-leão, do grupo dos neurópteros.

Em meio a tantos visitantes, qual espécie é a grande polinizadora?

Apis mellifera L. Abelha de mel, africanizada.

Se você pensou na abelha-de mel – Apis mellifera – acertou em cheio!!!

Essas abelhas são constantes visitantes das flores da pitanga, coletam pólen para levar alimento para suas larvas nas colméias. Com isso, polinizam as flores que a partir da fertilização desenvolvem frutos e sementes. As abelhas-de-mel (africanizadas) são consideradas, portanto, as polinizadoras efetivas da pitanga.

Hummm que cor linda!!!

O cultivo da pitanga movimenta também a economia agrícola. São frutos que tem muitas vitaminas, principalmente a C e outros componentes ótimos para a saúde. Não é difícil encontrarmos sucos, sorvetes, geleias e produtos derivados dessa frutinha linda e saborosa, a pitanga, formada graças a participação efetiva da abelha-de-mel, sua polinizadora.

suco de pitanga

Publicado por Alexandra Gobatto

Bióloga, Doutora em Ecologia da Polinização e Biologia Reprodutiva. Produtora de conteúdo científico digital.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: