Myrciaria cauliflora Berg.
Família MYRTACEAE

Myrtaceae é uma das famílias apícolas mais importantes do Brasil, sendo citada em quase todos os estudos que envolvem a determinação das espécies vegetais de interesse para abelhas. A espécie é nativa no Brasil e seu berço é a floresta atlântica brasileira, o grande centro de diversificação desta família.
Flores melitófilas

As flores da jabuticabeira são produzidas diretamente no tronco da árvore, fenômeno esse chamado de CAULIFLORIA. Estas são de pequeno tamanho, com a corola composta por pétalas claras, carnosas e muitos estames. Além desse atrativo importante para as abelhas, que é a presença numerosa de estames, a flor exala forte aroma adocicado, que atrai abelhas para o local. O principal recurso floral oferecido aos polinizadores é o pólen.
As flores abrem de manhãzinha, entre 6 – 8 horas e duram um dia. Ao abrirem e por todo o período em que há pólen, o odor exalado é forte.
A jabuticabeira floresce, normalmente, de setembro a dezembro, a partir do sexto ano de plantio. O regime de chuvas é um fator importantíssimo para iniciar o período de floração.
Apesar da espécie ser autocompativel, ou seja, capaz de produzir frutos pela autopolinização, a mediação da deposição do pólen por abelhas aumenta a produtividade e o vigor das jabuticabas.

As polinizadoras mais comuns são as abelhas africanizadas Apis mellifera e as sem ferrão, Tetragonisca angustula (Jataí), Chloralictus sp (Halictidae) e Trigona spinipes (“abelha cachorrinho”, pretinha).
SAIBA MAIS
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciAnimSci/article/view/1890
https://www.scielo.br/j/rbb/a/dhSyP7Q6jRXyZL6Ny6Q7bHc/?lang=pt
