Nos meus posts aqui no Portal eu tentei divulgar a polinização de várias flores de espécies frutíferas conhecidas. Escolhi a acerola, a pitanga, jabuticaba, tomate, entre outras, por serem plantas que fazem parte do nosso dia a dia.
Também tentei diversificar os tipos de polinizadores, para que vocês tenham ideia de que não são apenas as abelhas que polinizam as flores, mas sim, outros agentes, como pássaros, borboletas, morcegos, moscas, mariposas.
Com isso, sempre pontuo aqui, no meu canal no YouTube e nos meus cursos sobre a importância de conservarmos a biodiversidade. Ela é a base da nossa existência no planeta e os serviços ecossistêmicos da polinização compõem a turma de “engenheiros” que pavimentam e estruturam os biomas na Terra.
Na agricultura, a polinização é imprescindível, pois mais de 75% do que comemos é decorrente dos serviços da polinização. Além desse componente ecológico importantíssimo, os alimentos por serem commodities, movimentam bilhões de dólares por ano, compondo a riqueza de uma nação. Assim, é altíssimo o valor econômico da polinização.
Foto por IDRISS BELHAMADIA em Pexels.com
Desde o aparecimento da prática agrícola, lá atrás, quando o homem começa a cultivar grãos para alimentação até hoje, a agricultura passou por inúmeras transformações.
Na atualidade, o uso de pesticidas e agrotóxicos de maneira indiscriminada e em altas doses, aliado ao desmatamento, coloca em declínio e no radar da extinção, milhares de espécies de polinizadores, especialmente as abelhas, comprometendo o aporte de comida para o mundo (além do desequilíbrio estrutural dos ecossistemas). Isso é fato.
Organizar agricultura sustentável é mais do que um idealismo, tem de ser compromisso de todos os habitantes da Terra para salvaguardar nossos recursos, nossa alimentação, nossa fauna de polinizadores, nossa espécie.
Entende-se como agricultura sustentável aquela que respeita o meio ambiente, é justa do ponto de vista social e consegue ser economicamente viável.
A implantação da agricultura sustentável prevê a adoção de práticas e modelos, tais como:
- Manejo de pastos. Quando bem manejados, os pastos proporcionam boa proteção ao solo contra a erosão.
- Adubação correta, quantidade, tipo, qualidade; compostagem
- Controle das queimadas.
- Reflorestamento.
- Integração lavoura-pecuária-floresta.
- Descarte correto das embalagens.
- Proteção adequada contra pragas e doenças.
- Rotação de culturas;
- Aproveitamento da ãgua da chuva para irrigação.
Existem vários modelos de agricultura sustentável, cada qual com suas características mais específicas:
- Agricultura Orgânica – agricultura utilizando substâncias naturais para controle de pragas e adubação.
- Agricultura Biodinâmica
- Agricultura Biológica
- Agricultura Natural.
- Permacultura.
- Agricultura alternativa.
- Agroecologia.
- Agroflorestas (SAFs) – Sistemas Agroflorestais
Bem, por ora deixo aqui plantada a ideia de que a agricultura sustentável é o caminho para obtermos comida, proteção ao meio ambiente e respeito social pela economia justa. Falaremos disso mais à frente. Saiba e Cuide. Siga meu Portal. Curta o post, dará maior visibilidade e alcance ao tema. Obrigada. 

