JORNADA DE UMA BIÓLOGA: A PAIXÃO PELA POLINIZAÇÃO.
ALEXANDRA GOBATTO
Bióloga, Mestre, Doutora e Pós-Doutora em Ecologia da Polinização e Divulgação Científica.
Iniciou sua trajetória na ciência em 1981, já determinada a estudar a biologia floral. Em 1985, no início do seu Mestrado e grávida de quatro meses, fez o curso épico em Ecologia da Polinização na UNICAMP, com os Drs. Marlies e Ivan Sazima — e concluiu o curso com oito meses e meio de dupla gestação: de sua filha e da cientista em polinização que se tornaria pra sempre.
Em 1986, foi co-fundadora do Grupo de Pesquisas em Ecologia da Polinização na UEM (Maringá), um dos pioneiros no Brasil nessa nova área que despontava. Em um tempo sem internet e sem celulares, a transmissão de conhecimento era assim, olho no olho e muita estrada. Lá, formou e inspirou novos pesquisadores, hoje professores e cientistas atuantes.
De 1991 a julho de 2002 foi Profa. Dra. na UNESP – Campus de Assis, onde participou da implantação dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas. Lecionou Taxonomia Vegetal, Botânica Econômica e Ecologia, orientou estudantes e coordenou cursos e projetos, fortalecendo a formação de biólogos e botânicos no interior paulista.
Em 2000, apresentou e produziu o programa “Educação Ambiental e Você”, no Canal 22 da TV a cabo de Assis — entrevistas ao vivo com empreendedores ambientais, pesquisadores e agentes da reciclagem, todas as quartas-feiras às 21h, aproximando ciência e sociedade muito antes das mídias sociais existirem.
Após 2002, atuou por mais de duas décadas no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, integrando ensino, pesquisa e Educação Ambiental com Responsabilidade Socioambiental. Também realizou estágio em Palinologia no Instituto de Botânica de SP, com publicação sobre morfologia polínica em Meliaceae. Sua formação se deve à orientação com grandes referências nacionais da UNESP/Rio Claro, USP, FIOCRUZ e Museu da Vida.
Hoje, é criadora e responsável pelo Portal Quem Poliniza, onde transforma décadas de pesquisa, cursos e trabalhos científicos publicados em conteúdo acessível e encantador sobre biologia floral, polinizadores, ecologia urbana e regeneração ambiental.
Acredita que quem conhece as flores, cuida da vida — e trabalha todos os dias para “polinizar” essa consciência.