Manga

Mangifera indica L. – Família Anacardiaceae

Foto por Wil Carranza em Pexels.com

Oi, pessoal! Hoje vamos falar de um tema fascinante e que poucas pessoas param para pensar: como a manga, essa fruta deliciosa que tanto amamos, chega até nós? 🍃🥭 No mundo há mais de 1.600 tipos dessa fruta. Parece mágico, né? Mas na verdade, é a natureza trabalhando e que nos presenteia! E o mais incrível é o polinizador, que vou apresentar logo mais abaixo. Você não vai acreditar!

E então, Quer saber como acontece? Então vem comigo!

A manga é originária do Sul e Sudeste Asiático e chegou aqui através dos portugueses, no século XVIII. Se ambientou até demais, gostou do nosso clima e solo, se tornando uma das frutas mais cultivadas nas regiões tropicais. Possui e um valor econômico gigantesco!!! 💰💲💲

Agricultores do Brasil, especialmente no Vale do São Francisco, Juazeiro, Bahia,  se dedicam muito para garantir boas colheitas, o que corresponde a mais de 95% da exportação da manga no Brasil.

Mas aqui está o grande segredo: nem sempre é só plantar e colher! 🌱 Para ter uma boa safra de mangas, precisamos entender como funciona a polinização dessa planta.”

COMO SÃO AS FLORES (INFLORESCÊNCIAS)

As flores são produzidas em inflorescências ramificadas chamadas de Panículas. Em cada panícula o número de flores pode variar de 500 a 4.000 flores!! Haja flores!!! É uma característica da mangueira, que floresce em massa para atrair polinizadores. A floração acontece entre novembro e janeiro.

Cada flor possui sépalas, pétalas de cor creme, produzem bastante néctar adocicado e odores também doces, tudo isso ligado à atração dos insetos polinizadores. Portanto é uma planta entomófila, ou seja, polinizada por insetos.

Uma mesma árvore produz dois tipos de flores: hermafroditas ou monoclinas, que apresentam os dois sexos na mesma flor e que podem gerar frutos, e as estaminadas ou masculinas, que produzem apenas o pólen. 🌸✨ Esse arranjo de flores diferentes nas inflorescências indica que a espécie investe bastante na produção de gametas masculinos, a fim de garantir a produção de sementes via polinização.

É conhecida a importância da polinização cruzada para a manutenção da variabilidade genética. Uma estratégia encontrada na mangueira para que a flor receba pólen de outra flor,  favorecendo o cruzamento, é o fato das anteras das flores hermafroditas só liberarem pólen após o 3º DIA que a flor abriu, não estando mais fértil a parte feminina dessa referida flor.

Além dessa tática, as flores estaminadas ou masculinas se concentram na base da inflorescência, enquanto as hermafroditas ocupam mais o topo, em direção à ponta.

Outra estratégia bacana é que a polinização acontece porque as flores não estão no mesmo estágio de vida nas paniculas.  Em uma inflorescência há flores que estão se abrindo, há flores velhas, secando, de forma que o pólen sempre será levado até flores jovens. A natureza não comete erros. Certo?

Quanto aos recursos florais, a produção de néctar é constante na vida da flor, assegurando a atração dos insetos. São muitos os visitantes florais, mas os polinizadores são as MOSCAS (sim!) e ABELHAS.

O PAPEL DAS MOSCAS

Sim, as moscas! – Ei, mas não aquelas que te irritam na sua cozinha, tá? -😒 digamos que é uma “prima”…

As moscas são responsáveis ​​por cerca de 68% das visitas às flores da manga. ✨ Por quê? Bem, o néctar está disposto em uma fina camada e o aparelho bucal das moscas é perfeito para lamber esse recurso. Enquanto elas se alimentam, acabam transportando pólen de flor em flor, garantindo uma maior variabilidade genética nos frutos.

Você pode estar pensando: mas já vi abelhas nas flores. Elas não polinizam também? Bom, a resposta é SIM!, elas polinizam, mas em menor quantidade. No caso da manga, as moscas é que realmente brilham!

PLANO B – na falta do polinizador….

A manga também é uma espécie que chamamos de apomítica, o que significa que pode formar frutos sem polinização, de maneira assexuada. Mas… essa não é a melhor estratégia! 🚨 Estudos mostram que, embora essa forma seja possível, a polinização cruzada – feita principalmente por insetos – reduz os índices de aborto dos frutos e aumenta a qualidade da manga, seu peso e nutrientes.

PLANO C – GRAVIDADE E VENTO

A gravidade e até o vento ajudam na polinização da manga. Imagine só: as flores estaminadas, que ficam na base das inflorescências, liberam pólen que pode cair pela ação da gravidade sobre as flores hermafroditas localizadas no topo das inflorescências abaixo. 😎😎

Na próxima vez que você saborear uma manga, lembre-se de agradecer às moscas e à incrível engrenagem da natureza que torna tudo isso possível! 🍃✨

Curta e Compartilhe

E então, o que achou dessa jornada pela polinização da manga? 🤩 Aprendemos que, mesmo sendo uma planta resistente e adaptável, a manga depende de uma rede complexa de agentes polinizadores – especialmente as moscas – para garantir frutas de qualidade. Isso nos mostra o quão conectado nosso mundo natural é, e como cada pequeno ser vivo tem um papel fundamental nessa engrenagem. ⚙⚙⚙

Se você gostou desse post, deixa uma curtida aqui embaixo e compartilha com seus amigos! 🙌 Ah, e se inscreva no canal para aprender mais sobre curiosidades da natureza. Deixe nos comentários qual outra fruta você quer que eu traga o polinizador.

Até a próxima!

Foto por Matheus Bertelli em Pexels.com

SAIBA MAIS

Sousa, J.H.; Pigozzo, C.M.; Viana, B. F. POLINIZAÇÃO DE MANGA (Mangifera indica L. – ANACARDIACEAE) VARIEDADE TOMMY ATKINS, NO VALE DO SÃO FRANCISCO, BAHIA. Oecologia Australis, 14(1): 165-173, Março 2010.
doi:10.4257/oeco.2010.1401.09

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima