Ciência Cidadã e os Polinizadores

CIÊNCIA CIDADÃ E OS POLINIZADORES

 

Capa do livro “Ciência Cidadã e Polinizadores da América do Sul”, com imagens de abelha, beija-flor e borboleta representando a diversidade de polinizadores.
Ciência Cidadã e Polinizadores da América do Sul (2022).
Obra organizada por Natalia Pirani Ghilardi-Lopes e Eduardo Enrique Zattara, reunindo pesquisadores e experiências de ciência cidadã voltadas à conservação dos polinizadores no continente.

Os polinizadores estão presentes em quintais, jardins, áreas urbanas e rurais. Por isso, é essencial a contribuição de pessoas atentas — estudantes, educadores, moradores, jardineiros, agricultores — que observam, no cotidiano, o movimento dos visitantes florais. É desse olhar próximo que surge o conhecimento sobre a diversidade, o comportamento e as ameaças aos polinizadores. Quando essas observações são reunidas e analisadas em larga escala, elas ultrapassam fronteiras e ambientes, acelerando ações de conservação em nível planetário.

Projetos de ciência cidadã voltados aos polinizadores ajudam a:

  • mapear espécies e interações florais,

  • monitorar efeitos das mudanças climáticas e da urbanização,

  • apoiar políticas públicas e estratégias de conservação,

  • fortalecer a alfabetização ecológica.

Tive contato mais aprofundado com a Ciência Cidadã antes da pandemia 2019. E me tornei membro da RICAP – Rede Ibero-Americana em Ciência Participativa e também da RBCC – Rede Brasileira em Ciência Cidadã. Na oportunidade em que entrei na RICAP, recém organizada, integrei um grupo que escreveu um dos capítulos do primeiro livro sobre Ciência Cidadã publicado, voltado aos polinizadores.

página principal do capítulo do livro Polinizadores da América do Sul”, com destaque para o capítulo sobre paisagismo funcional.
Capítulo sobre paisagismo funcional. no livro Ciência Cidadã e os Polinizadores da América do Sul

Essa obra reúne pesquisadores e iniciativas que demonstram como a ciência cidadã fortalece a conservação da biodiversidade, e aqui, dos polinizadores.

📘 O livro está disponível em acesso aberto e pode ser consultado online.

Ciência cidadã como caminho

No portal Quem Poliniza, a ciência cidadã é entendida como parte de uma visão mais ampla que inclui:
 ecologia sistêmica, participativa e regenerativa, onde conhecimento científico e experiência empírica e cotidiana se complementam.

Aqui, ciência não é distante — ela é vivida, observada e compartilhada.

SAIBA MAIS

https://acervo.socioambiental.org/acervo/livros/ciencia-cidada-e-polinizadores-da-america-do-sul

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima