Nota – Esse post faz parte da Newsletter Edição 2026, mensário de posts extendidos, aprofundados, lançados esse ano pelo portal. Informações adicionais acesse o menu principal, Newsletter PolinizeSe.
Abelha Jataí, como ela transforma a colheita de Morangos

Morango, Fragaria x ananassa Duchesne ex Rozier –
Família Rosaceae
Introdução
O morango cultivado é um híbrido desenvolvido na Europa no século XVIII. Ele é o resultado do cruzamento entre Fragaria virginiana, que é da América do Norte, e Fragaria chiloensis do Chile. A Fragaria chiloensis foi trazida por Amédée-François Frézier em 1714. Esse híbrido se espalhou e substituiu a espécie selvagem Fragaria vesca na produção comercial.
A FLOR

ABELHAS SEM FERRÃO – JATAÍ – Tetragonisca angustula L.

As abelhas nativas sem ferrão são verdadeiras guardiãs da biodiversidade brasileira. São polinizadoras fundamentais de muitas culturas, tais como as de morango, pimentão, manjericão, lavanda, calêndula, entre outras.
A abelha Jataí é da espécie Tetragonisca angustula L. e se destaca por sua docilidade, ampla distribuição e por desempenhar bem um papel crucial na polinização.
Um dos exemplos mais marcantes dessa contribuição é a relação entre a Jataí e o morango (Fragaria×ananassa). Sem abelhas, os frutos produzidos são pequenos e deformados.

Com a presença delas, os frutos tornam-se maiores e nutricionalmente melhores. Eles também são mais doces e com maior valor de mercado.

Caixa de morangos comercializados


