Caryocar brasiliense Cam.

Família CARYOCARACEAE

 

frutos de pequi abertos mostrando 3 sementes cada um
frutos de pequi

 

Introdução

 

Caryocar brasiliense é o nome científico do pequizeiro, árvore símbolo do bioma Cerrado, especialmente no planalto central brasileiro.

O pequizeiro pode atingir mais de 10 m de altura. Não quer dizer que toda árvore de pequi é assim alta. Algumas são baixas, e há, inclusive, a variedade de “pequi-anão”, que falarei dela em outro post.

ÁRVORE DE PEQUI
pequi do cerrado

 

O aspecto principal do pequizeiro é o de possuir o tronco e ramos bem retorcidos e o caule com a casca bem espessa. Essas características são muito comuns na flora do Cerrado, conferindo a esse bioma uma aparência de vegetação “seca”, o que faz com que seja desdenhado muitas vezes por pessoas que ignoram a riqueza da biodiversidade que o Cerrado abriga.

Fenologia 

 

Quando floresce o pequi?

O aparecimento das flores se dá na estação seca, entre julho e outubro aqui no Hemisfério Sul.

 

Polinização

 

Devido à morfologia das flores — rasas, com numerosos estames dispostos como um pincel —, à organização dos órgãos reprodutores, ao horário de abertura predominantemente noturno e aos recursos oferecidos, como o néctar, a flor do pequi é classificada como quiropterófila, ou seja, polinizada por morcegos.

flores amarelas com bastantes estames, do pequi
Flores do tipo rasas, muitos estames e grande produção de pólen

 

Vários são os estudos conduzidos no bioma cerrado que apontam espécies de morcegos como os principais polinizadores do pequizeiro.

 

__________________________

Se você quiser aprofundar este tema — e muitos outros — considere tornar-se assinante da Newsletter do Portal Quem Poliniza – Edição 2026. O Mensário de Ecologia da Polinização funciona como uma coleção editorial contínua: quem entra em qualquer mês tem acesso imediato a todo o acervo de posts expandidos já publicados e acompanha, a partir daí, os novos lançamentos mensais.

Ao longo do ano, esses conteúdos se organizam como capítulos.

Em 15 de dezembro, estará concluído um livro inédito de Ecologia da Polinização de plantas tropicais, assinado por mim — construído passo a passo com você. Por menos do que um sanduíche por mês, você acompanha a criação desse livro e recebe dois “cases” por mês, que ao final formam uma obra exclusiva.

Decida e Polinize-se

Rolar para cima