🌿 Polinização do Jasmim-manga: Beleza, Perfume e Estratégia de Engano

🌿 Família APOCYNACEAE

Plumeria rubra L.

Você sabia que uma das flores mais perfumadas e populares dos jardins tropicais é, na verdade, uma mestra da ilusão?

A Plumeria rubra L., conhecida como jasmim-manga ou frangipani, encanta com sua beleza e perfume — mas esconde um segredo fascinante: ela não oferece néctar aos seus visitantes, mas os ilude que sim.

Quem poliniza a Plumeria?

Mesmo sem recompensar o visitante com néctar, a flor do jasmim-manga consegue ser polinizada por mariposas noturnas, da família Sphingidae, também conhecidas como esfingídeos ou hawkmoths. Isso porque a mariposa se engana com a aparência da flor, fragrância e coloração, forrageando em busca de néctar.

Essas mariposas são atraídas por:

  • 🌙 Fragrância adocicada intensa liberada à noite ou ao entardecer
  • 💮Flores brancas ou claras, de formato tubular
  • ✨ conjunto de características de flores nectaríferas, ou seja, que oferecem néctar como recurso alimentar— mas, suas flores, não têm néctar algum!
A Arte da Polinização por Engano

Esse fenômeno foi descrito em detalhe pelo ecólogo William Haber em um artigo científico publicado na revista Biotropica (1984), intitulado “Pollination by Deceit in a Mass‑flowering Tropical Tree Plumeria rubra L. (Apocynaceae)”.

“As flores da Plumeria usam pistas visuais e fragrâncias para enganar os polinizadores, promovendo a polinização sem produzir néctar.”

Essa estratégia é chamada de “polinização por engano – ou decepção” (pollination by deceit)

Como é essa estratégia?

As flores se abrem à noite, exalam um perfume intenso, adocicado e suas cores são claras e o formato é tubular — características das espécies de plantas que atraem mariposas do grupo dos esfingídeos.

No entanto, apesar de nenhum néctar ser produzido os sinais olfativos e visuais induzem as mariposas a tentarem forragear em busca do néctar.

Durante essa tentativa, essas mariposas esfingídeos lançam a probóscide (similar a língua) no interior do tubo da flor e entram em contato com o pólen, estrategicamente pegajoso na Plumeria. Esse pólen gruda na parte de trás do corpo das mariposas. Ao voarem para outras flores transportam esse pólen entre flores, garantindo a polinização, mesmo sem sua recompensa alimentar, o néctar.

Principais espécies envolvidas:

Manduca florestan: observada visitando flores de Plumeria rubra na Costa Rica, onde de fato ocorre o transporte de pólen.

Polinização de Plumeria rubra L. por Manduca florestan, mariposa esfingídeo. Observe sua longa probóscide inserida no interior da flor tubular em busca de néctar.

Manduca sexta: amplamente estudada em polinização noturna, responde sensorialmente a sinais olfativos das flores e tem a probóscide compatível para explorar as flores tubulares do jasmim-manga.

O polinizador da Plumeria rubra

As principais polinizadoras da Plumeria rubra são mariposas noturnas da família Sphingidae, conhecidas como esfingídeos ou hawkmoths. Elas são especializadas em flores tubulares e noturnas, com voo rápido e a capacidade de pairar no ar enquanto se alimentam.

Entre as espécies mais registradas estão:

  • Manduca florestan – observada visitando flores de Plumeria rubra na Costa Rica.
  • Manduca sexta – modelo clássico de polinização por esfingídeos, com probóscide longa e voo noturno.
  • Agrius cingulata – conhecida como mariposa-esfinge-de-abdômen-rosa, também visita flores tubulares perfumadas.
                       Mariposas esfingídeos pairam sobre a flor na coleta do néctar. Observe a longa probóscide 

Finalizando ..

🤓 Você ficou sabendo que até na natureza ocorrem engodos, estratégias de enganação para a obtenção de benefícios. Trarei outros exemplos também bastante interessantes.

E vale lembrar que nesse  caso do jasmim-manga as mariposas saem da flor sem se alimentarem de néctar. Nas flores de outras espécies  elas obtêm  alimento sem problemas, numa boa 😉. A esse tipo de polinização chamamos de FALENOFILIA.

⚠️

A Plumeria rubra é uma espécie tóxica e não está sozinha entre as plantas venenosas que, apesar da beleza, representam risco em ambientes urbanos. 🌆⚠️
Muitas outras plantas comuns em calçadas e praças brasileiras também apresentam substâncias perigosas para crianças, adultos e animais.

👉 Quer entender melhor os riscos e reconhecer essas espécies no seu bairro? Leia o post completo: 🌿 Plantas tóxicas estão nas ruas da sua cidade

SAIBA MAIS

Côrtes, M. C., Westecker, A. N., & Freitas, L. 2018. Pollination by deceit in a mass-flowering tropical tree Plumeria rubra L. (Apocynaceae). Plant Biology, 20(5), 842–849.
https://doi.org/10.1111/plb.12731

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima