Pyrostegia venusta (Ker-Gawl) Miers – Bignoniaceae
É uma trepadeira muito vistosa, que em algumas localidades de São Paulo é também conhecida como cipó-de-são-joão. Floresce entre abril até meados de setembro, início de outubro. Cobre muitos campos, se apoia em árvores, sendo que suas flores, ao longe, dão a impressão que o local está em chamas. Daí vem o nome Pyros = fogo tegia = cobertura.

Os polinizadores dessas flores são beija-flores. Na cidade, os principais são os beija-flores conhecidos como Tesouras (Eupetomena macroura Gmelin, 1788) e o pequenino Amazilia lactea Lesson. No cerrado de Corumbataí, SP, as flores são polinizadas por outra espécie de beija-flor, Phaeothornis pretrei Lesson & Dellatre conhecido como Beija Flor Rabo-Branco-Acanelado.



Pode ser que você ainda note borboletas visitando as flores, abelhas de vários tipos, inclusive as abelhas de mel (Apis mellifera L.). Mas esses insetos são pilhadores (roubadores) de pólen e néctar e não participam da polinização do cipó de são joão.
Referência Bibliográfica
Gobatto-Rodrigues, A.A. & Stor, M.N.S. Biologia floral e reprodução de Pyrostegia venusta (Ker-Gawl) Miers (Bignoniaceae). Rev.Bras.Bot., 15(1): 37-41. 1992.