Família Acanthaceae

Muito ornamental, bastante expressiva e utilizada na jardinagem. É conhecida como Justicia. É nativa e bem comum nas regiões Sudeste e Sul.
A espécie floresce de outubro a fevereiro e começa a frutificar no final de fevereiro, início de março.

As flores são grandes, vermelhas, compridas, afuniladas e produzem néctar e pólen. É muito procurada por beija-flores, seus polinizadores principais. Eles posicionam a cabeça na entrada da flor e com o bico comprido alcançam o néctar que está lá no fundo. Notem que as antenas com pólen (aquelas estruturas aos pares posicionadas eretas, na entrada da corola) tocam a cabeça do beija-flor quando este insere o bico. Uma vez com a cabeça impregnada de pólen ao voarem para outra flor, eles deixam nela o pólen e a polinizam.
Diante disso, dizemos que a espécie é troquilófila (polinizada por beija-flores). Esses beija-flores se alimentam de néctar e de pequenos insetos e outros bichinhos, como larvas, aranhas, de onde obtêm a proteína necessária a sua manutenção.
São eles:
Amazilia spp

Chlorostilbon lucidus (besourinho-de-bico-vermelho)

Phaethornis pretrei (rabo-branco-acanelado/ limpa-casa)

Hylocharis chrysura (beija-flor dourado)

Saiba Mais:
MATIAS, R.; CONSOLARO, H. 2015. Polinização e sistema reprodutivo de Acanthaceae Juss. no Brasil: uma revisão. Biosci. J., 31 (3): 890-907.